top of page

À (re)-descoberta do território!

A descoberta do território como componente fundamental do desenvolvimento de base local, cultural e ecológica - Marcos Aurelio Saquet


A preocupação com o desenvolvimento rural e a proteção dos espaços naturais ganhou ainda mais visibilidade nos últimos tempos.


A consciência coletiva das fragilidades do Mundo Natural, e as graves consequências da falta de uma estratégia de sustentabilidade, refletem-se na mudança de uma visão voltada apenas para as potencialidades produtivas, para um contexto mais complexo, englobando visões multi-disciplinares.


Da importância do Mundo Rural


A importância crescente da imagem e identidade dos territórios rurais, bem como o valor estratégico da sua gestão e ordenamento. O património é hoje reconhecido como elemento estruturante da memória, imagem e identidade territorial e como um dos recursos essenciais para a afirmação dos valores culturais e ambientais no quadro renovado das teorias de desenvolvimento territorial – mormente as teses territorialistas, as que melhor respondem às maiores exigências sociais e de cidadania participativa.” - Paulo Carvalho in Boletim Goiano de Geografia, ISSN 0101-708X, ISSN-e 1984-8501, Vol. 23, Nº. 2, 2003, págs. 173-196


Numa visão simplista, mais adaptada a este blog, podemos imaginar os territórios divididos em Mundo Natural (a Natureza selvagem), o Mundo Rural (a interação primordial da Humanidade com o Mundo Natural) e os Territórios Citadinos (onde a população vive, afastado da interação com a Natureza).


Se o Mundo Natural, com a sua identidade selvagem, não permite a sobrevivência da civilização humana (pelo menos como a conhecemos), os Territórios Citadinos não foram concebidos com uma visão de sustentabilidade, quer dos recursos, quer da própria sanidade dos habitantes.

O Mundo Rural, em que a população interage diariamente com a Natureza, pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento de soluções territoriais que permitam a vida confortável, digna e economicamente viável das populações, em maior harmonia com o Mundo Natural.


A construção do futuro


Nas palavras de Paulo Carvalho: "Refletir sobre os caminhos do desenvolvimento que hoje se abrem num contexto social mais heterogéneo e complexo, mais imprevisível e, porventura, mais exigente na busca de respostas criativas diante dos novos desafios é, ao mesmo tempo, questionar os modos de organizar os territórios e usufruir deles, e de intervir sobre esses espaços geográficos de vida quotidiana"






“Be original, show off your style, and tell your story.”


A interpretação que fazemos do território do Parque Natural das serras de Aire e Candeeiros pretende inspirar-te na construção do Futuro



0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

Nature tours in Portugal

If you're like me, then the idea of going on a tour feels a little bit like being forced to go on lifetime marriage with someone you don't know. But, I promise: it's not that bad! In fact, if you have

bottom of page