top of page

Desfrutar da Natureza! Com segurança!

Estamos na época do ano com temperaturas mais elevadas e com as condições mais favoráveis para a ocorrência de incêndios.


A monotorização das condições diárias, com a ajuda da tecnologia mais recente, permite-nos ter um nivel de segurança maior nos nossos passeios.




Parceria entre Turismo de Portugal e AGIF (Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais)


A procura por espaços naturais tem aumentado nos últimos anos e em especial durante a pandemia que atualmente enfrentamos.


A necessidade de nos afastarmos de locais muito frequentados levou-nos a descobrir, novamente, o Portugal natural.


Mas, se os espaços naturais, oferecem um proteção contra a presença de massas, não estão livres de perigos. É fundamental conhecê-los para podermos oferecer uma experiência memorável ao visitante.


É neste sentido que o setor do Turismo, através do Turismo de Portugal se junta à AGIF para dar a conhecer os riscos associados à prática turística em espaços naturais, focando-se no risco de incêndios. Porque os operadores turísticos que desenvolvem as suas atividades em espaços naturais podem ser, e são, um parceiro na defesa dos valores naturais e na proteção das vidas humanas, durante as atividades que praticam.



O que fazer em caso de incêndio?


Antes de iniciar qualquer atividade na Natureza tenha presente o Guia de Conduta desenvolvido pela AGIF.


Descarregue-o e permita-se alguns minutos para conhecer o seu conteúdo: https://www.agif.pt/app/uploads/2020/10/handbook_covid19_turismo.pdf



No caso de detetar algum foco de incêndio durante as nossas experiências:


Fique calmo.


Comunique o caso ao seu operador.


Caso não se sinta seguro, nervoso ou a entrar em panico, faça-o saber ao seu operador.


Siga as instruções do seu operador turístico, ele foi treinado para saber reagir.


O seu operador conhece o terreno, desenvolveu rotas alternativas para poder evitar o fogo e precisa da sua colaboração para que todos possam encontrar um local com segurança.


Caso lhe seja solicitado, contate o 112 (telefone de emergência único europeu).


Não se esqueça que a prevenção parte de todos nós, disponibilizamos sacos para recolher todo o lixo que produzimos nas nossas atividades, utilize-os e não atire lixo para o chão.


Consultamos com regularidade as informações e pretendemos estar o mais atualizados possível sobre as condições de risco de incêndio nos territórios que percorremos e não hesitaremos em cancelar ou modificar uma atividade, para garantir a sua segurança.


O conhecimento que temos do território garante-nos que, na maior parte das vezes, nem se aperceberá do sucedido.


A sua segurança faz parte da nossa estratégia para garantir que tem uma experiência memorável no território que tanto nos cativa.


Estando ciente disso, divirta-se.

1 visualização

Posts recentes

Ver tudo

Nature tours in Portugal

If you're like me, then the idea of going on a tour feels a little bit like being forced to go on lifetime marriage with someone you don't know. But, I promise: it's not that bad! In fact, if you have

bottom of page