top of page

Da origem da Mendiga

Diz-nos a tradição oral que, no início do povoamento de Mendiga, havia apenas três casas, uma no mouchão do Bento, outra no Cadimo e outra na Cabeça. Nelas teriam habitado alguns mendigos, dando origem ao nome da localidade sede da freguesia: MENDIGA. A ser assim, teriam antecedido os primeiros quinze albergueiros, entre os quais se contavam D. David e Dª Aldora que, por carta de D. Afonso Henriques, receberam privilégio de apenas pagar dizimo à Igreja, contra o encargo de darem pousada, candeia, fogo, água e estrebaria de graça aos caminhantes e mendigos que por ali passassem, pois naquela época vivia-se uma importante fase da Reconquista Cristã, em que Mendiga era um ponto estratégico. Esta carta de privilégio foi confirmada por quase todos os Reis. (1)


A palavra Mendiga virá do latim mendicus, mendigo, em que o étimo mend procede de mendum, defeito físico. Isto porque os primeiros mendigos não podiam trabalhar por serem deficientes físicos de nascença ou mutilados de guerra ou de acidentes de trabalho e precisavam recorrer à misericórdia alheia para obter os bens essenciais à sobrevivência. (2)



Vista panorâmica sobre a Mendiga. Foto original exposta na sede da União de Freguesias de Arrimal e Mendiga

Já Valenza refere que mendicus ("mendigo") vem de minus ("menos"), e seria dito de alguém que, quando há uma necessidade, tem minus ("menos") que nada. (3)


Parece a tradição popular e dos estudiosos centrar-se na origem latina da palavra mas, e se ousarmos recuar ainda mais atrás no tempo, antes da ocupação romana? Haverá indícios que atestem uma origem ainda mais remota da palavra "Mendiga" que dá nome a esta aldeia da serra?


O Professor Moisés Espírito Santo escreve que "no concelho de Porto de Mós existe a povoação de Mendiga, na serra dos Candeeiros, que foi servida pela mesma "estrada romana" que ligava Santarém a Porto de Mós e Colipo. Na Idade Média, Mendiga teve privilégios reais "por manter albergue para os trauseuntes". Podemos deduzir que este topónimo tem a mesma origem que Mendigos ("segurança do produto do trabalho") e teria também havido aí um celeiro. O albergue que esteve na origem do privilégio da Mendiga foi a continuação da velha tradição de exitir um albergue para viajantes junto do celeiro coletivo; ou uma instituição sucedeu à outra?" (4)

Mendigos:

mnd' igo [menedígâu]: "segurança . da riqueza, produto do trabalho"

mo'dh igo [mâuedígâu]: "concentração . do produto do trabalho" (4)


A existência de uns "celeiros" muito antigos na aldeia, parece dar suporte à proposta do Professor Moisés Espirito Santo.

Haverá ainda mais vestígios escondidos pelo passar do tempo para dar resposta à questão da misteriosa origem do nome da aldeia de Mendiga?


  1. Cinco mil anos de cultura a Oeste : etno-história da religião popular numa região da Estremadura / Moisés Espírito Santo. - Lisboa : Assírio & Alvim, 2004. - pág. 275 e 276 - (Peninsulares). acedido em 04-01-2022 em: https://sites.google.com/site/obrasmoisesespiritosanto/cinco-mil-anos-de-cultura-a-oeste



3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Nature tours in Portugal

If you're like me, then the idea of going on a tour feels a little bit like being forced to go on lifetime marriage with someone you don't know. But, I promise: it's not that bad! In fact, if you have

bottom of page