top of page

Contactar com a Natureza, descobrir os seus segredos, cria a consciência da necessidade de proteção

A grande maioria das famílias vive em ambiente citadino. As necessidades da vida moderna assim o requerem.


No entanto, é conhecido o efeito perverso do afastamento das crianças do ambiente natural, traduzido da conhecida caricatura: "De onde vem o ovo? Do supermercado".


Felizmente, em Portugal, a existência de espaços verdes nas cidades, a relativa proximidade do território rural dos grandes núcleos populacionais, a forte ligação dos habitantes com os territórios de origem, faz com que a grande maioria das crianças esteja familiarizada com as vicissitudes da vida no campo e até tenham uma ligação ao ambiente rural mais pronunciado que em alguns países europeus.


Para alguns será motivo de um atraso da nossa sociedade mas, tendo em vista as recentes recomendações de especialistas em saúde mental, este contato será, certamente, positivo.


Mas é preciso ir mais longe. Criar uma consciência ambiental nas crianças requer começar a fazê-las contatar com a Natureza (em estado mais ou menos selvagem) desde cedo, e valorizar a sua mente curiosa e inquisitiva para lhes dar informação verdadeira, proveniente de fontes confiáveis.


Assim, vai-se estabelecer uma conexão com o ambiente natural e um conhecimento robusto que lhes permitirá, mais que ter opinião, ter evidências que sustentem o seu ponto de vista.


O Turismo de Natureza tem um papel relevante neste aspecto.


Mais que uma pausa nas atividades rotineiras do dia-a-dia, o Turismo de Natureza deve ser criador de memórias que perduram pela vida.


E como criador de memórias, tem uma responsabilidade acrescida pela forma como interpreta e apresenta o território.




1 visualização

Posts recentes

Ver tudo

Nature tours in Portugal

If you're like me, then the idea of going on a tour feels a little bit like being forced to go on lifetime marriage with someone you don't know. But, I promise: it's not that bad! In fact, if you have

bottom of page