top of page

Arenaria grandiflora, uma espécie única no PNSAC

A investigação botânica é um trabalha árduo, obriga a percorrer recantos de difícil acesso, nem sempre nas melhores condições climatéricas.



Conseguir identificar corretamente as espécies obriga a um trabalho minucioso de observação das suas características fenotípicas, a quem a disciplina da genética veio trazer uma grande ajuda, através da sequenciação do código genéticos dos organismos em estudo.


Foi no dia 27 de abril de 2020, que o Vigilante da Natureza António Flor se depara com uma nova espécie para a Flora de Portugal, a Arenaria grandiflora L.


A descoberta de uma nova espécie no território do PNSAC mostra que a biodiversidade, mesmo em territórios com muita investigação publicada, continua a surpreender, mesmo os especialistas.


Esta é mais uma razão para conhecer o território do PNSAC e descobrir as curiosidades que este território alberga.


Os visitantes devem cumprir com civismo e respeito pelo território; pelos seres vivos que nele encontram o seu lar; pelas pessoas que o habitam, com as suas tradições e modos de vida característicos; pelo património natural, cultural, edificado ou não.


Ajudar a conservar este território, que desde 1979 se elevou a Parque Natural, faz parte da nossa missão, durante este breve momento no tempo em que a Natureza decidiu brindar-nos com vida. Vamos celebrar.

Para saber mais sobre a nova espécie identificada no PNSAC: https://flora-on.pt/?q=Arenaria+grandiflora

2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Nature tours in Portugal

If you're like me, then the idea of going on a tour feels a little bit like being forced to go on lifetime marriage with someone you don't know. But, I promise: it's not that bad! In fact, if you have

bottom of page